quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Jesus, Deus da Vida


Quando tudo parece tão calmo, tão sereno e tão tranquilo, aparece de forma subtil um grande vendaval, que aos poucos, se vai avolumando, e a paz que parecia reinar, logo é ameaçada. E nós homens, autores tanto do silêncio, da paz e da concórdia, sentimo-nos enfraquecidos e aos poucos passamos a ser também autores das turbulências, das tempestades dos desesperos e muitas vezes, tornamo-nos protagonistas das tempestades, ficamos ou portamo-nos como que alguém à parte, admiramos como que num teatro ou filme, à espera do que vai acontecer, com tais situações.

Costumo meditar no texto de São João 20,19 e seguintes, em que na aflição dos discípulos, Jesus aparece no meio deles desejando-lhes a paz. Conforta, consola e acalma os corações daqueles homens, e depois, sopra sobre ele o Espírito Santo, como forças para superarem qualquer obstáculo.

Penso estarmos a viver uma certa angústia em relação à nossa posição de defensores da vida. Penso ainda que o Senhor quer aparecer no nosso meio, quer desejar a Sua Paz aos nossos corações, e ainda quer soprar o Espírito consolador à nossa alma. E não vos preocupeis com forças contrárias. Devemos sim, defender os valores cristãos; a Lei Divina....Abraçar mais intensamente a cruz de Cristo e acreditar que Ele está conosco. ...

O Senhor disse: "Eu vim para que todos tenham vida" (Jo 10,10). Sublinho este "todos", que quer dizer, sem nenhuma excepção.

Portanto, todos, independentemente da raça, cor, religião e idade, fazem ou estão no projecto da vida divina.

Ainda o Senhor vai dizer noutra passagem; "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6).

Toma cristão o teu caminho que é o caminho da santidade. É o caminho da Igreja que te conduzirá aos céus. Toma cristão a verdade professada pela Santa Igreja, canal visível portadora da fidelidade de Cristo e em Cristo.

Toma cristão a vida e defende-a, não simplesmente a tua vida mas a vida como dom de Deus, zelada e protegida, porque Dele veio e para Ele há-de voltar....


Pe. José Rodrigues Filho, SAC

Nenhum comentário: