quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Nosso Caminho Quaresmal (fim)


...No Novo Testamento vemos outros casos em que esses elementos juntos constituíram um "memorial" diante de Deus. Por exemplo: porque o Senhor escolheu o centurião romano Cornélio e sua família para serem os primeiros pagãos a receberem o sacramento do Baptismo, e mesmo o dom de orar em linguas e louvar a Deus antes mesmo de serem baptizados? (Cf. Actos 10, 34-48). O anjo já tinha dado a resposta, a Cornélio quando estava em oração: "Tuas orações e tuas esmolas subiram até à presença de Deus e Ele lembrou-se de ti." (At 10,4) A nota de pé de página da Bíblia de Jerusalém dá opção de outra tradução:"... subiram em memorial diante de Deus."

Que o Senhor nos conceda a graça de, nesta Quaresma, construirmos também nós um memorial (algo que faz lembrar) diante Dele, já que estamos gravados em Suas Mãos pelas Chagas de Cristo.

Pe. Marcelo Magalhães, SAC

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Nosso Caminho Quaresmal (continuação)


...Portanto, quem ora, jejue, e quem jejue pratique a misericórdia. Quem deseja ser atendido nas suas orações atenda as súplicas de quem lhe pede, pois aquele que não fecha os seus ouvidos às súplicas alheias, abre os ouvidos de Deus às suas próprias súplicas."

Um conhecido monge beneditino, um dos pioneiros do movimento do Renovamento Carismático no Brasil, Dom Cipriano Chagas, certa vez comparou esses três elementos ao betão, que em certos lugares chama-se também "concreto". Explicava ele que o cimento sozinho não contrói nada. A água sozinha também não; a areia com as pedras também não. Mas se forem juntas as três coisas, formam o betão, que por sua vez constrói algo de sólido, um "memorial". Algo que permanece e que alguém poderá dizer: "Quem construiu issso? como ficou bem feito..."

Assim também esses três elementos juntos constroem um memorial diante de Deus, fazendo com que nossas preces sejam atendidas mais prontamente. Por exemplo, quando a Bíblia fala da doença, da cura e do médico, o Senhor através do autor sagrado recomenda juntar à oração, uma oferta generosa: "Filho, não te revoltes em tua doença, mas reza ao Senhor e Ele te curará. Evita as faltas e conserva as mãos puras, purifica o coração de todo o pecado (hoje em dia, Confição Sacramental). Oferece incenso( simbolo da oração) e um memorial de flor de farinha (actualizando hoje em dia, Eucaristia), faz ricas oferendas conforme as tuas posses (obras de misericórdia). Depois dá lugar ao médico porque o Senhor também o criou (Cf Eclesiástico 38,9-12)...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O Nosso Caminho Quaresmal


A Sagrada escritura, em vários lugares faz menção das duas estradas do homem (Cf. Salmo 1). Santa Faustina diz-nos no seu "Diário": " Certo dia, vi duas estradas: Uma larga, atapetada de areia e flores, plena de festa e de música e de toda a espécie de prazeres. As pessoas iam caminhando ao longo dela, a dançar e divertindo-se. E assim acabavam por chegar ao seu termo, sem se aperceberem disso. No final desse caminho havia um tremendo precipício - o abismo do Inferno. E as almas caíam às cegas na voragem desse abismo; à medida que iam andando assim tombavam. e o seu número era tão vasto que não era possível contá-las.

E avistei uma outra estrada, ou antes uma vereda estreita, cheia de espinhos e pedregosa, por onde as pessoas seguiam de lágrimas nos olhos e sofrendo toda a variedade de dores. Umas tropeçavam e caíam por cima dessas pedras, mas logo se levantavam e lá continuavam a avançar.

No fim desse caminho havia um magnífico jardim repleto de todos os tipos de felicidade e era para aí que entravam todas essas almas. E era logo, mesmo a partir desse imediato momento, que já se esqueciam de todos os seus sofrimentos."(Diário 153)

Esse caminho estreito do qual Santa Faustina fala, já era dito claramente por Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho:
" Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita porém é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida. E poucos são os que o encontram". (Mt 7,13-14).

A Escritura Sagrada e a Tradição da Igreja definiram como elementos essenciais desse caminho estreito cristão, que de modo especial se enfatizam na Quaresma, três elementos: a oração, o jejum e a misericórdia. Dizia São Pedro Crisólogo: "Há três coisas, irmãos, pelas quais se confirma a fé, se fortalece a devoção e se mantém a virtude: a oração, o jejum e a misericórdia. Três coisas que são uma só e se vivificam mutuamente. O jejum é a alma da oração, e a misericódia é a vida do jejum. Ninguém tente dividi-las, porque são inseparáveis. Quem pratica apenas uma das três, ou não as pratica todas simultaneamente, na realidade não pratica nenhuma delas....

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Retiro da Misericórdia


Durante este fim-de-semana de 2 e 3 de Fevereiro, decorre o retiro anual , promovido pela revista do "Mensageiro da Misericórdia Divina", pedimos a todos que se unam a Maria em oração pelos irmãos que se encontram em Retiro Espíritual...