sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Nosso Caminho Quaresmal (continuação)


...Portanto, quem ora, jejue, e quem jejue pratique a misericórdia. Quem deseja ser atendido nas suas orações atenda as súplicas de quem lhe pede, pois aquele que não fecha os seus ouvidos às súplicas alheias, abre os ouvidos de Deus às suas próprias súplicas."

Um conhecido monge beneditino, um dos pioneiros do movimento do Renovamento Carismático no Brasil, Dom Cipriano Chagas, certa vez comparou esses três elementos ao betão, que em certos lugares chama-se também "concreto". Explicava ele que o cimento sozinho não contrói nada. A água sozinha também não; a areia com as pedras também não. Mas se forem juntas as três coisas, formam o betão, que por sua vez constrói algo de sólido, um "memorial". Algo que permanece e que alguém poderá dizer: "Quem construiu issso? como ficou bem feito..."

Assim também esses três elementos juntos constroem um memorial diante de Deus, fazendo com que nossas preces sejam atendidas mais prontamente. Por exemplo, quando a Bíblia fala da doença, da cura e do médico, o Senhor através do autor sagrado recomenda juntar à oração, uma oferta generosa: "Filho, não te revoltes em tua doença, mas reza ao Senhor e Ele te curará. Evita as faltas e conserva as mãos puras, purifica o coração de todo o pecado (hoje em dia, Confição Sacramental). Oferece incenso( simbolo da oração) e um memorial de flor de farinha (actualizando hoje em dia, Eucaristia), faz ricas oferendas conforme as tuas posses (obras de misericórdia). Depois dá lugar ao médico porque o Senhor também o criou (Cf Eclesiástico 38,9-12)...

Nenhum comentário: