quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Meditando o Diário...

" Coloquem a esperança na Minha Misericórdia os maiores pecadores. Eles têm mais direito do que outros à confiança do abismo da Minha Misericórdia. Minha filha, escreve sobre esta Misericórdia para as almas atribuladas. Agradam-me aquelas que recorrem à Minha Misericórdia. A estas almas concedo-lhes graças que excedem os seus pedidos. Não posso castigar, mesmo o maior dos pecadores, se ele recorrer à Minha Compaixão; pelo contrário, justifico-o na Minha insondável e inescrutável Misericórdia. Escreve: Antes de vir como recto Juiz, abro de par em par as portas da Minha Misericórdia. E quem recusar passar pelos umbrais da Misericórdia terá que se sujeitar ao pórtico da Minha Justiça."

(Jesus a Santa Faustina - Diário-1146)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Momento Palotino



"Procuremos com a Misericórdia do nosso Deus e com a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, tornamo-nos servos fiéis em todas as coisas, conforme a vontade de Deus. Por isso não devemos ser preguiçosos, nem sonolentos, nem desanimados, nem deixar-nos enredar nas seduções mundanas, mas quais gazelas e cervos devemos percorrer velozes, com a esperança em Cristo, todos os caminhos da justiça."

S. Vicente Pallotti

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Jesus, Pão dos Anjos



Jesus, Pão dos Anjos, delícia de meu coração,
Todo o meu ser em vós se abisma em fundura
E vivo como os que no cé
u têm eleição,
Certa da vida sem fim, ainda que na sepultura.

Jesus, Eucaristia, Vós ó Deus Imortal,
e que sempre permaneceis em meu coração,
E enquanto Vos tenho não há morte fatal
Diz-me o amor que de Vós, por fim, terei visão.

Abismo-me em Vossa divina vida,
Olho o Céu, quase aberto, tranquilizada,
E a morte envergonhada fito de fugida,
Pois divina Vida na minha alma é encerrada.
(...)

Jesus, vida da minha alma, Eucaristia,
Vós me elevastes às esferas eternas,
Em terrível suplício pela Paixão e agonia.

Irmã Faustina do Santíssimo Sacramento Wilno, 28-07-1934 (Diário 4) Tradução Portuguesa - Padres Marianos

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

S. Vicente Pallotti - O Carisma Palotino


A visão de Pallotti mostrou-se profética, mas nos seus dias sofreu muitas acusações e suspeitas, particularmente a partir do ano de 1835, quando fundou a organização dos leigos a que chamou "Apostolado Católico". Com o dinamismo e entusiasmo que era próprio deste homem, via todo o mundo coberto pelo apostolado proclamado por católicos, como ele mesmo, cheios de fervor. De facto, logo o "Apostolado" se transferiu também para alguns outros países da Europa, fora da Itália.

Nas pessoas do Papa Gregório XVI e cardeal Lambruschini, pallotti encontrou grandes protectores da sua ideia. Era confessor de ambos, portanto tinha boas ocasiões para lhes apresentar as suas ideias.

Para dar apoio a este movimento, Pallotti formou, no ano de 1846, a Sociedade do Apostolado Católico: uma congregação de sacerdotes unidos pela mesma ideia. A nova Congregação tinha, como fim principal, formar uma "força propulsora" para o "Apotolado Católico".

No ano de 1850 faleceu Pallotti. Logo o "Apostolado Católico" foi liquidado, e o nome da "Sociedade do Apostolado Católico" foi tranformado em "Pia Sociedade de Missões". Parecia, que a ideia do apostolado dos leigos também tinha falecido, mas foi apenas um período, em que a semente que caiu na terra, devia ficar escondida e morrer para depois dar o seu fruto.

Os padres palotinos, mesmo privados do seu carisma, permaneceram fiéis ao pensamento do Fundador e a Sociedade crescia e transferia-se para novos países....

Também a ideia de Pallotti começou devagar a reviver e a madurar. O Papa Pio XI chamou a Pallotti o percursor da Acção Católica e o Papa João XXIIII, canonizou-o em 1963, durante o Concílio Vaticano II, o que tem um sentido simbólico: a ideia de Pallotti foi plenamente aprovada e recomendada para a nova etapa da Igreja que o Concílio inaugurou.

Naturalmente foi também renovada a organização dos leigos, agora chamada de "União do Apostolado Católico"(UAC). Nos nossos dias, nos lugares onde trabalham os palotinos, existe também a UAC, que conforme o seu carisma, encoraja os leigos para a acção apostólica nos ambientes em que vivem, e ensina-lhes a servirem-se dos meios que se encontram ao seu alcance, para realizar os fins apostólicos. (...)


Pe. André Gladysz SAC

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Não Tenhas Medo Porque Estou Contigo

(Isaías 43,5)



Deus olha-nos e vê-nos sempre capazes. Acha-nos preciosos, cheios de valor e nós vemo-nos a nós mesmos tão miseráveis! Deus vê-nos sempre capazes de interferir na História. Ele mesmo torna capazes, aqueles que escolhe. E precisamos saber que nada, mesmo nada, nos pode separar do Amor de Deus, como nos ensina S. Paulo.

Às vezes temos a ideia de um Deus-polícia. Ou então de que é uma espécie de contabilista que anota com rigor as nossas maldades, para enumerá-las, e nos fazer pagar bem caro cada uma. E, no entanto, essa ideia está tão longe da realidade! Deus é Amor Infinito e é Infinita a Sua Misericórdia. Nada consola mais o Coração de Jesus do que alguém que fala e divulga o Seu Amor e a Sua Misericórdia(Ver Diário de Santa Faustina nº164).

Apesar das nossas "asneiras" está sempre do nosso lado para fazer conosco caminho de salvação. Morreu um dia na cruz por todos, mas morreria hoje outra vez, se fosse necessário, por cada um de nós.

Deus ama-nos porque somos filhos, não porque já somos "bonzinhos" e perfeitos.

Como Pai, Ele sabe do que eu gosto, e conhece os meus passos, os meus erros e as minhas dificuldades. Sabe o meu nome, o meu prato preferido, a minha diversão favorita, e, ama-me tal qual eu sou. Quer que eu me assemelhe, me pareça cada vez mais com Ele, e está sempre onde eu estiver. E poque está presente no meu caminhar, é que a Sua Graça me persegue.

Deus tem um Plano individual para cada um de nós. Um plano de Amor infinito. Com delicadeza, constroi a nossa história de acordo com o nosso ritmo. Tem atenção à nossa vida, aos nossos passos certos e desacertados.

(...)

Não podemos esperar para ir até Ele quando já só fizermos o que é certo, ou quando já formos santos. O Senhor diz-nos com a Zaqueu(ver Lucas 19,1-10), "Desce depressa pois hoje quero ir ficar em tua casa". Podemos descer dos nossos falsos pedestais. Deus ama-nos assim como somos. Primeiro pede-nos que nos deixemos amar por Ele. O resto vem depois. Zaqueu só depois de ter sentido o amor e a deferência de Jesus por ele, começou também a sentir a necessidade de entregar os seus bens e até aquilo que foi roubando.

Primeiro Ele acolhe e Ama-nos. O resto é o que nasce no coração daquele que se sente amado(...)


Isabel dos Santos

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Um Poema.... Uma Oração


Divina Misericórdia


Ó Meu Jesus, por tanto em Vós confiar,
Grinaldas, mil grinaldas hei-de tecer
E sei que todas hão-de despontar.
Que todas, todas, irão florescer,
Quando o divino Sol as iluminar.

Ó admirável e divino Sacramento,
Que, do meu Deus, velais a aparição!
Jesus, ficai comigo a todo o momento,
E o temor não dominará meu coração.


Irmã Faustina do Santíssimo Sacramento
Wilno, 28-07-1934
(Diário 4)
Tradução Portuguesa - Padres Marianos

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Jesus, Deus da Vida


Quando tudo parece tão calmo, tão sereno e tão tranquilo, aparece de forma subtil um grande vendaval, que aos poucos, se vai avolumando, e a paz que parecia reinar, logo é ameaçada. E nós homens, autores tanto do silêncio, da paz e da concórdia, sentimo-nos enfraquecidos e aos poucos passamos a ser também autores das turbulências, das tempestades dos desesperos e muitas vezes, tornamo-nos protagonistas das tempestades, ficamos ou portamo-nos como que alguém à parte, admiramos como que num teatro ou filme, à espera do que vai acontecer, com tais situações.

Costumo meditar no texto de São João 20,19 e seguintes, em que na aflição dos discípulos, Jesus aparece no meio deles desejando-lhes a paz. Conforta, consola e acalma os corações daqueles homens, e depois, sopra sobre ele o Espírito Santo, como forças para superarem qualquer obstáculo.

Penso estarmos a viver uma certa angústia em relação à nossa posição de defensores da vida. Penso ainda que o Senhor quer aparecer no nosso meio, quer desejar a Sua Paz aos nossos corações, e ainda quer soprar o Espírito consolador à nossa alma. E não vos preocupeis com forças contrárias. Devemos sim, defender os valores cristãos; a Lei Divina....Abraçar mais intensamente a cruz de Cristo e acreditar que Ele está conosco. ...

O Senhor disse: "Eu vim para que todos tenham vida" (Jo 10,10). Sublinho este "todos", que quer dizer, sem nenhuma excepção.

Portanto, todos, independentemente da raça, cor, religião e idade, fazem ou estão no projecto da vida divina.

Ainda o Senhor vai dizer noutra passagem; "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6).

Toma cristão o teu caminho que é o caminho da santidade. É o caminho da Igreja que te conduzirá aos céus. Toma cristão a verdade professada pela Santa Igreja, canal visível portadora da fidelidade de Cristo e em Cristo.

Toma cristão a vida e defende-a, não simplesmente a tua vida mas a vida como dom de Deus, zelada e protegida, porque Dele veio e para Ele há-de voltar....


Pe. José Rodrigues Filho, SAC

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Poesia - Divina Misericórdia


Do Céu mandou Deus Pai o Filho à Terra!
Vinha salvar quem estava perdido.
Andava o homem em constante guerra,
Porque comeu do fruto proibido...

O Senhor, que nos veio por Maria,
Por nós se ofereceu no altar da Cruz.
Veio a paz e surgiu a harmonia
E, no mundo, brilhou a Nova Luz.

Toda a Terra encontou Misericórdia,
E foi banhada no Sangue Divino...
A igreja jubilosa entoa este hino:

Honra e Glória ao Cordeiro Imolado!
Entrou hoje neste mundo a concórdia,
Com o Sangue saído do Seu Lado!...

Viseu, 28 de Agosto de 2006

Padre Manuel Henriques de Silva, C.M.